Pagina Inicial
- América do Sul - Geografia">

América do Sul
Informações sobre a América do Sul, geografia, relevo, clima, rios, agricultura, economia, cultura do continente sul-americano, cordilheira dos Andes, principais cidades e países da América do Sul, mapa

mapa da américa do sul Mapa da América do Sul - veja os países da América do Sul (clique para ampliar)

 
Faça Sua Pesquisa abaixo  

Introdução 

Uma enorme cordilheira (conjunto de altas montanhas), denominada Andes, localiza-se desde a Venezuela, percorrendo toda a zona ocidental da América do Sul, em direção ao seu extremo-meridional. É a segunda maior cadeia montanhosa do mundo, com uma grande quantidade de vulcões, cujos mais famosos são: Chimborazo e o Cotopaxi.

Países da América do Sul:

O continente sul-americano é composto por 12 países : Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, e Suriname.

Informações sobre a América do Sul 

A leste da Cordilheira dos Andes existe um enorme altiplano central, que vai até o platô brasileiro. Este é separado do platô das Guianas pelo grande vale do Amazonas, o maior sistema fluvial do mundo.

A parte da América do Sul que fica entre os trópicos (Câncer e Capricórnio), tem grande densidade pluviométrica (índice de chuvas) - que, entretanto, é pequena em certas regiões, como no Nordeste do Brasil. A temperatura média nesta área é de quase 30 graus centígrados durante todo o ano. Ao sul do continente o clima torna-se mais fresco e seco, e na Patagônia, no extremo-sul, faz muito frio. Um importante deserto marca esta região: o deserto do Atacama que localiza-se no Chile.

A parte tropical da América do Sul tem florestas fechadas e selvas parcialmente exploradas, nas quais há diversas espécies de plantas: palmeiras, bambu, ébano e seringueiras. Há uma grande variedade de vida selvagem: onças, pássaros, cobras, jacarés entre outras espécies.

A região dos trópicos produz diversos tipos de produtos agrícolas, tais como, banana, laranja, soja, tabaco, algodão, arroz, café, açúcar. A criação de gado é uma das riquezas principais do Brasil, Uruguai e Argentina.

Este continente possui jazidas minerais encontradas principalmente no Chile (cobre e ferro), Venezuela
(petróleo), Brasil (manganês e ferro) e Bolívia (estanho e ouro). Essas riquezas e a exportação de carne e lã têm melhorado as condições da América do Sul nos últimos anos.


Principais cidades da América do Sul: Rio de Janeiro (Brasil), São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Quito (Equador), Caracas (Venezuela) e Montevidéu (Uruguai).

População 

Este continente tem sua população formada por uma miscigenação de raças. Desde a chegada de Colombo (1492), muitos imigrantes buscaram morar e construir uma vida melhor na América do Sul. Colonos e imigrantes da Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Japão, China entre outros, juntaram-se aos negros africanos e índios para formar a população deste continente.

 

 

Veja também:

Países da América

Países da América do Sul

Deserto do Atacama

América do Norte

MERCOSUL

Cidades da América do Sul

Rios da América do Sul

Livros sobre a América do Sul

   



Acessar a área de Geografia

SaibaTudoAqui.com.br © 2011  Este texto não pode ser reproduzido sem autorização de seu autor.

14113