Pagina Inicial
- Mar Mediterrâneo">

 Mar Mediterrâneo 
Localização, características, ilhas, importância, história, informações sobre o mar, mapa

Mar Mediterrâneo 
Mediterrâneo: o maior mar do mundo

Faça Sua Pesquisa abaixo  

Introdução 

O mar Mediterrâneo pertence ao Oceano Atlântico. Situa-se entre a Europa, a Ásia e a África. É considerado o maior mar do mundo em extensão e quantidade de água. Com aproximadamente 2,51 km2 de extensão, o Mar Mediterrâneo banha três importantes penínsulas do continente europeu: Ibérica (Espanha e Portugal), Itálica (Itália) e Balcânica (Grécia, Albânia, Macedônia, Bulgária , Sérvia e Montenegro). No continente asiático, as águas deste mar banham a Península da Anatólia (Turquia).

Informações 

As águas do Mediterrâneo se comunicam com o Mar Negro (através dos estreitos de Bósforo e Dardanelos), Oceano Atlântico (através do Estreito de Gilbratar) e com o Mar Vermelho (através do Canal de Suez).

Existem 69 rios que deságuam no Mediterrâneo, entre eles, podemos citar: Rio Nilo, Rio Pó, Rio Tibre, Rio Ebro e Rio Ródano. 

O Mar Mediterrâneo possui, em média, uma profundidade de 1400 metros. Em alguns pontos como, por exemplo, na Fossa de Matapan (Grécia) pode chegar a 5200 metros de profundidade. O índice de salinidade do Mediterrâneo é de, aproximadamente, 4%.

Durante toda a história foi um mar de extrema importância. Na Antiguidade foi usado como rota marítima de comércio pelos fenícios, gregos e romano. Estes últimos dominaram suas águas por séculos e passaram a chama-lo de “Maré Nostrum”, que em latim significa “Nosso Mar”. Com o domínio árabe na Península Ibérica e norte da África, durante os séculos VIII e XIV, o Mar Mediterrâneo foi pouco usado para fins comerciais. Nos séculos XV e XVI, genoveses e venezianos voltaram a dar destaque para o mar, pois o utilizaram como rota marítima de comercio, principalmente, de especiarias (cravo, canela, noz moscada, açafrão, pimenta, gengibre) vindas da Ásia.

Curiosidade:
- As principais ilhas do Mediterrâneo são: Sicília (Itália), Chipre, Córsega (França), Creta (Grécia), Baleares(Espanha), Maiorca (Espanha), Rodes (Grécia), Sardenha (Itália), Ibiza (Espanha), Malta, Elba (Itália).

 
________________________________



Página de Entrada

- 2007  Este texto não pode ser reproduzido sem autorização de seu autor.

14113